Nesta terça-feira (4), é celebrado o Dia Mundial do Combate ao Câncer. Internada há um mês para a retirada de quatro tumores, a cantora Preta Gil usou as redes sociais para alertar sobre a importância dos cuidados com a saúde e como a doença ainda é negligenciada.

“Um dos grandes desafios no combate ao câncer é o estigma. Esse estigma faz com que muitas pessoas deixem de se cuidar, evitem buscar ajuda e até tenham preconceito com a doença. Eu mesma culpava o cansaço, o estresse… Mas, muitas vezes, já é a doença se manifestando”, afirmou Preta.
Para a filha de Gilberto Gil, detectar o câncer em estágio inicial é fundamental para aumentar as chances de cura por meio de um tratamento precoce. Diagnosticada em 2023 com câncer de intestino, ela passou por uma cirurgia no mesmo ano e precisou utilizar uma bolsa de ileostomia até o procedimento de reconstrução intestinal.
No entanto, um ano após a primeira cirurgia, exames de rotina revelaram que a doença havia retornado de forma mais agressiva, atingindo quatro novas áreas.