Você já ouviu falar em disidrose? Essa condição é caracterizada pelo surgimento de bolhas na planta dos pés e na palma das mãos, deixando a pele avermelhada, dolorida e irritada, podendo causar coceira e desconforto.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, as lesões podem aparecer apenas nas mãos ou nos dedos, manifestando-se como pequenas bolhas descamativas ou agrupadas, formando grandes bolhas. Em casos mais leves, essas lesões tendem a se curar espontaneamente em um período médio de três a quatro semanas, sem maiores complicações.
No entanto, é essencial tomar precauções, pois as lesões podem provocar ressecamento, placas avermelhadas e descamação, levando a fissuras que aumentam o risco de evolução para uma dermatite crônica.

A dermatologista Dr. Clessya Rocha explica: “Esses sintomas surgem predominantemente nas mãos e nos pés, regiões com maior transpiração. As vesículas contêm líquido e podem formar bolhas maiores quando próximas umas das outras. Os sintomas da disidrose persistem de uma a três semanas e podem reaparecer em intervalos que variam de semanas a meses”.