Pular para o conteúdo
Início » É verdade que essa folha é capaz de limpar os rins e eliminar ácido úrico?

É verdade que essa folha é capaz de limpar os rins e eliminar ácido úrico?

Uma publicação viral nas redes sociais, especialmente no Facebook, destaca os supostos benefícios das folhas de nespereira com a alegação: “Folha [de nespereira] que produz insulina, limpa os rins, elimina ácido úrico e limpa as artérias”. Este conteúdo foi enviado ao Polígrafo com vários pedidos de verificação.

A publicação inclui uma hiperligação para uma página que recomenda o consumo de chá de folhas de nespereira para alcançar esses efeitos. Mas será que há fundamento científico?

Rita Lima, nutricionista no Centro de Cuidados Renais B. Braun, foi consultada pelo Polígrafo e esclareceu que “não existe evidência científica relevante que sustente a alegação de que a folha de nespereira possa ajudar a limpar os rins ou eliminar ácido úrico”.

Segundo a especialista, o possível benefício do consumo dessas folhas está relacionado ao seu teor de compostos fenólicos, conhecidos por suas propriedades antioxidantes, que podem ter um impacto positivo na saúde geral, incluindo a função renal.

Essa informação é corroborada por um estudo publicado em março de 2022, intitulado “Conteúdo bioativo e compostos fenólicos da nêspera (Mespilus germanica L.) e nêspera (M. canescens Phipps)”, que destaca a alta atividade antioxidante e a presença significativa de compostos fenólicos na nêspera.

No entanto, Rita Lima alerta que “não podemos afirmar de forma sustentada e universal que produtos naturais combatam doenças”. Ela ressalta que o teor de antioxidantes em determinados alimentos pode trazer benefícios à saúde e fortalecer o sistema imunológico, mas isso não implica uma relação direta de causa e efeito.

Artur Mendes, presidente da Direção do Colégio de Nefrologia da Ordem dos Médicos, reforça essa visão ao afirmar que “não há evidência clínica credível que sustente a utilização” das folhas de nespereira para limpar os rins ou eliminar ácido úrico.

Ele observa que o principal benefício seria o consumo da água presente no chá, que é, de fato, benéfica para o organismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *